Pare de pedir desculpas
Desculpar-se
constantemente pode prejudicar sua carreira
Você
provavelmente já deve ter presenciado a seguinte situação: A pessoa chega
atrasada em um compromisso e começa a enumerar várias desculpas que possam
justificar sua falha, certo?
Você também em algum momento, já deve ter usado qualquer
desculpa, para se isentar de alguma situação. Independente se suas
justificativas são cabíveis ou não, saiba que desculpar-se demais, pode
prejudicar consideravelmente sua carreira.
Isto acontece porque quando apresentamos desculpas, estamos
permitindo que outras pessoas façam julgamentos acerca de nosso comportamento.
Ao apresentar desculpas, além de você se colocar passível de
avaliação, ainda promove um desvio do objetivo inicial, seja ele um projeto,
uma reunião ou qualquer outra coisa a que você tenha responsabilidade.
Tendemos a acreditar que se desculpar demasiadamente promove
segurança nas pessoas, que assim saberão os motivos pela sua falta ou falha, no
entanto é importante compreender que em alguns casos, as pessoas não estão
muito interessadas em suas explicações, pois retomar o foco no objetivo é o que
realmente importa.
Não falo para deixar de se desculpar quando sentir necessidade,
o importante é que quando faça isso, você saiba que estará abrindo margem ao
julgamento alheio, então que seja feito de forma consciente – avalie as
consequências.
Podemos nos desculpar de forma objetiva, sem precisar dar
detalhes de nossa vida pessoal, ou os motivos que impediram que algo não se
concretizasse, afastando assim conclusões equivocadas a nosso respeito.
Vamos retomar o exemplo do inicio deste artigo: ao chegar
atrasado para uma reunião, ao invés de justificar que o trânsito estava
péssimo, que seu filho está doente, ou que seu cachorro comeu o controle do
portão, aja de forma mais profissional possível, apenas se desculpe pelo atraso
e diga que fará tudo para garantir que isto não ocorra novamente.
Percebe como ambos têm um impacto diferente?
Isto porque agindo assertivamente não há margens para interpretações
e você ainda reforça o quão compromissado pode estar com as pessoas que lhe
aguardam.
Não é necessário colorir seu pedido de desculpas com detalhes de
sua vida pessoal, afaste as ideias centradas no processo e foque no objetivo
principal.
Quando apresentamos desculpas, estamos buscando aprovação para
nossa atitude, perdendo assim o controle da situação. Saiba que isto, pode te
deixar vulnerável, pois não temos como prever os impactos que esta atitude pode
causar nas outras pessoas.
É preciso compreender que no contexto empresarial, quando se
trata de desculpas, assim como em várias coisas da vida, menos é mais.
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