Liderar é facilitar e não dificultar
Verdadeiros líderes são raros
atualmente. Infelizmente, temos muitos impostores e pessoas egoístas, em busca
de resultados financeiros insustentáveis. Esses pseudolíderes preferem
construir ambientes de medo, onde as pessoas nunca são enxergadas e valorizadas. Os
líderes devem facilitar e não dificultar a vida das pessoas.
Tenho pesquisado com profundidade cada dia mais o assunto
liderança e o que fica constatado no processo de desligamento é que boa parte
das pessoas pedem demissão dos líderes e não das organizações. O que tenho
também detectado nas minhas pesquisas é que as pessoas produzem mais e melhor
pelos seus líderes.
Para reforçar o que acabei de dizer, segue alguns depoimentos de
colaboradores que apurei no processo de desligamento de algumas grandes
empresas:
1 - Nunca recebi retorno do meu superior sobre o meu trabalho.
Não sei em que posso melhorar, o que preciso desenvolver ou se serei dispensada
ao término do meu período de experiência.
2- Quando cheguei a loja para realizar a entrevista técnica fui
recebida por uma funcionária, dizendo que eu não sabia aonde estava entrando e
me recebeu dizendo “bem vinda ao inferno!”
3- Estou me demitindo porque não me sinto bem trabalhando em um
lugar onde os líderes não falam um bom dia ou boa tarde!
4- Quando comecei a trabalhar na empresa pensei que teria
oportunidade de colocar em prática o conhecimento que tenho para decorar o
hortifruti, mas fui proibido de executar essa tarefa, resolvi sair para
trabalhar em um sacolão!
É inadmissível que ainda existem situações assim, mas
infelizmente tenho constatado depoimentos semelhantes com muita frequência.
O ser humano deve ser visto e valorizado. Sem dúvida, algumas
das maiores necessidades da natureza humana são: sentir-se importante, ser
reconhecido e valorizado. Para isso, torna-se necessário que os líderes
observem, enxerguem e escutem mais as pessoas, respeitando e conhecendo as suas
individualidades.
Observo também em minhas pesquisas muitas empresas promovendo
bons colaboradores para cargos de liderança sem o mínimo preparo para exercer a
nova atividade. E boa parte das empresas que adotam esta prática perdem bons
colaboradores e ganham péssimos chefes. Mas, por que isso acontece? Geralmente,
esses bons colaboradores entendem muito bem de coisas e para liderar é
fundamental que se entenda de gente, ou seja, torna-se necessário o
desenvolvimento e o aprimoramento de competências comportamentais.
Ao longo de minha carreira como
professor e palestrante encontrei muitos chefes brilhantes intelectualmente,
mas o seu comportamento minava todo o possível sucesso que as organizações poderiam
ter conseguido se fossem encabeçadas por verdadeiros líderes.
Aprender, entender, compreender e refletir sobre o processo da
dinâmica do comportamento humano deveria constituir-se em um dos principais
campos de interesse e estudo por parte daqueles que exercem ou pretendem
exercer a liderança.
As pessoas que exercem qualquer tipo de liderança deveriam ser
antes de tudo, "especialistas" em gente, e não apenas em coisas.
Ter líderes que sejam coerentes com o que dizem e fazem,
inspirando e construindo credibilidade é fundamental para o sucesso das
empresas. Constrói-se credibilidade não fingindo ser perfeito, mas sendo
sincero com as pessoas.
A principal vantagem competitiva das empresas decorre das
pessoas que nelas trabalham. As pessoas que determinam o sucesso ou fracasso de
um negócio. O sucesso das empresas é o sucesso das pessoas que as compõem.
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