Comunicação como instrumento de motivação


Comunicação como instrumento de motivação
Qualquer informação pode ser dada sob qualquer aspecto, causa ou situação, basta tocar o coração quando transmiti-lá


Na condição  de  ferramenta  estratégica, cabe à comunicação interna o desafio de ser uma função organizacional capaz de impulsionar os resultados como instrumento motivador. Nelson Mandela em uma de suas explanações disse:
“Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende isso entrará na cabeça dele.Se você falar com ele em sua própria linguagem,você atinge seu coração"
Isso quer dizer que a comunicação quando atinge o emocional se torna marcante e estimulante. Nosso papel como lideres é tocar nossos colaboradores de tal maneira,que eles se envolvam no projeto como se fossemos próprios donos da causa.
Imagine o quão produtivo fosse se o êxito de um projeto se comparasse ao êxito de uma conquista de relacionamento afetivo.
Isso é alguém que se deseja a muito tempo,mas que não tem sido fácil se aproximar e extrair o mesmo interesse da outra parte.

Você pode estar pensando, mas o que isso tem  a  ver  com  a  comunicação  e  motivação?
Especialistas comprovam através de pesquisas que a motivação atinge o seu ápice quando se estimulada através de sentimentos.
Existe alguém pela qual você daria a vida? Provavelmente a maioria responderia, sim, pelo meu filho, pelos meus pai sou até mesmo pela minha esposa ou marido.
Por isso que quando se quer extrair o algo mais de um atleta,a pré-eleição feita antes da competição expõe-se todo o esforço e sofrimento percorrido pelo atleta e seus familiares, e quão eles ficariam orgulhos e seriam beneficiados se a conquista fosse concretizada.
O líder por sua vez tema função de reter informações e transmiti-la no momento oportuno, isto não quer dizer que ele omitirá informações, mas como detentor deverá ser
sucinto quando se tratar de algo adverso e enfático quando for necessário motivar sua equipe para melhoria do desempenho individual ou coletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário