A primeira impressão é a que fica
Nesse novo
cenário de contatos profissionais iniciados online, você deve entender que sua
presença nas redes sociais moldará suas primeiras impressões
Esse ditado nunca foi tão
atual.
Se você está buscando uma nova e melhor posição no mercado de
trabalho, novas parcerias profissionais, ou ainda novos clientes, você deve
focar todos os seus recursos disponíveis nessa empreitada a fim de facilitar
esse longo e custoso processo.
Nesse novo cenário de contatos profissionais, recrutamentos e
contratações iniciadas online, você deve entender de fato por que sua presença
na internet é de extrema valia. Sua marca, e o que ela comunica online, podem
determinar sua dispensa em processos seletivos, tanto de recrutadores, quanto
de potenciais clientes e parceiros. Você estará desperdiçando oportunidades que
até desconhece.
A 1ª impressão agora é online
“A primeira impressão é a que fica”. Você conhece muito bem essa
frase e o significado que ela implica. Pois bem, hoje a sua primeira impressão
para as empresas, empresários, recrutadores e clientes, é sua presença online.
Falaremos aqui, exclusivamente das suas redes sociais, as quais
de fato são avaliadas nos processos de decisão de compra e contratação, como
Linkedin, Facebook, Twitter, Google+, entre algumas outras.
Toda e qualquer informação a seu respeito em seus perfis online
e o tudo aquilo que você compartilha, cria a possibilidade para que
recrutadores, clientes e empresas formem impressões sobre quem você é
profissionalmente. Tais personificações criadas, podem não condizer com o seu
trabalho desempenhado em si, mas isso não importará mais. Sua marca já não
causou uma boa 1ª impressão. E os motivos são muitos...
Você não imagina quantos profissionais qualificados e altamente
competentes, desperdiçam grandes oportunidades de trabalho, por simplesmente
não cuidar de sua imagem nas redes sociais. Um estudo aponta que um em cada três
recrutadores já rejeitaram candidatos a partir de informações que descobriram
online.
Para que você não ajude a aumentar essa estatística, siga estas
duas listas de condutas comportamentais para você seguir e não seguir nas redes
sociais para causar uma boa primeira impressão profissional.
Como causar uma boa 1ª impressão
- Ser
verdadeiro quanto às suas qualificações profissionais.
- Boas e verdadeiras referências de outros profissionais.
- Habilidades de comunicação desenvolvidas (comunicação escrita,
em seu resumo e experiência profissional, ou em oratória, caso grave um
vídeo-currículo).
- Networking de qualidade e aquecido.
- Exposição de prêmios e reconhecimentos por trabalhos
desenvolvidos.
- Mostrar criatividade em suas publicações.
-Compartilhar suas próprias opiniões.
Como causar uma péssima 1ª impressão
- Compartilhar fotos, imagens ou textos provocativos ou
inapropriados.
- Fotos ou vídeos de você bebendo ou fazendo uso de substâncias
ilegais.
- Falar mal do trabalho, do chefe, de colegas de trabalho e de
clientes. Tanto atuais como seus ex-colaboradores.
-Mentir sobre suas qualificações.
- Comentários e publicações preconceituosas.
- Habilidades de comunicação subdesenvolvidas.
Seguindo essas duas listas do que fazer e do que não fazer nas
redes sociais, você garantirá uma boa primeira impressão para possíveis novos
clientes, empresários e recrutadores a aproveitará todas as possíveis
oportunidades.
Lembrando que todas as ações listadas acima podem ser aplicadas
na maioria das redes sociais, principalmente nas mais importantes para a
avaliação profissional, como Facebook e Linkedin.
São práticas simples, mas por inúmeras razões, muitos
profissionais esquecem que o ambiente online é uma extensão do off-line e que
estão constantemente sendo avaliados por suas condutas e comportamentos na
rede. Fique ligado nisso e aproveite as oportunidades!
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